Por Dra. Roberta Gelás – Clínica geral Acesso Saúde
Na artrite reumatoide o sistema imunológico ataca os tecidos moles que revestem as articulações e afeta as mulheres numa proporção 2 a 3 vezes maior que os homens e na artrose ocorre um desgaste natural das articulações que pode ser acelerado por algumas situações como excesso de atividades físicas e sobrepeso, atinge aproximadamente 10 milhões de brasileiros, principalmente acima dos 41 anos porém tem aumentado os casos de surgimento de casos na faixa dos 30 anos.
Falaremos da artrose que é a mais comum.
Atingimos o auge do nosso desenvolvimento músculo esquelético aos 28 anos e após isso se inicia um processo silencioso de desgaste articular.
Se submetermos nossas articulações a um estresse como acontece em esportes de nível competitivo ou traumas este processo pode ser ainda mais precoce.
A cartilagem hialina , que desempenha nas articulações uma função de amortecimento e elasticidade possui uma composição própria, entre elas a água e os colágenos. Existe um equilíbrio entre a formação e degradação desses elementos e o responsável por isso são os condrócitos . A INGESTÃO DE COLÁGENO TIPO II SERVIRIA COMO NUTRIENTE DO CONDRÓCITO O QUE AUXILIARIA SEM DÚVIDA A SUA ATIVIDADE DE AUXÍLIO NA FORMAÇÃO EM DETRIMENTO DA DEGRADAÇÃO.
SINTOMAS
Dor nas articulações
Rigidez e diminuição da mobilidade articular
Perda da flexibilidade
Rangidos e estalos nas articulações
Inchaço quando há inflamação
TRATAMENTO
Uso de analgésicos e anti-inflamatórios
Mudanças nos hábitos de vida- perda de peso, atividades físicas sem excesso, fisioterapias
Ingestão de colágenos
ARTRITE REUMATÓIDE E ARTROSE SÃO DOENÇAS DISTINTAS, PORÉM ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADAS POIS A ARTRITE PROVOCA DESGASTE OU DESTRUIÇÃO DA CARTILAGEM E COM ISSO OS OSSOS ENTRAM EM CONTATO UM COM O OUTRO PROVOCANDO A ARTROSE